Canal Jornalismo Publicidade

Loading...

quarta-feira, 26 de março de 2008

Projeto Inicial da Mídia

Nossa prõxima postagem será o marco inicial do desenvolvimento de nossa mídia. Segue abaixo, o modelo de Powerpoint que deve ser utilizado para nortear a construção das atividades. A postagem pode ser realizada a medida que os grupos finalizem a apresentacao em sala de aula.

Atenção para os slides de fundamentação teórica. O Grupo deve identificar nos textos sobre tecnologia trechos que justifiquem, reforcem o motivo pelo qual voce está utilizando a mídia.



Bom Trabalho
Prof. Leonardo

domingo, 23 de março de 2008

TECNOLOGIA E CULTURA

As instituições existentes hoje, somente serão modificadas automaticamente, quando não houver mais jeito de manter este sistema existente. Ou seja, quando a rede de computadores engolir, apagar as antigas instituições de comunicação. Ou através de uma revolução organizada, por parte da população. E os meus ouvidos, nem tão pouco os meus olhos não tiveram até agora, nenhuma oportunidade de vislumbrar sinais de alguma possibilidade de revolução, por parte dos navegantes e usuários da rede de computadores. Nem tão pouco de alguma possibilidade de mudança, por parte das instituições, das corporações existentes hoje. E parece que existem dois grandes desafios, embora até agora não apareceram os inícios para se trilhar nos dois caminhos. O primeiro será a forma de gerir financeiramente, manter os sítios, sites como Overmundo funcionando, dentro de uma filosofia democrática, onde a comunidade tenha a escolha para definir qual é a sua cara. Ou seja, como os sítios poderão ter autonomia econômica para se autogerir. O segundo desafio, será criar meios menos burocráticos, para a relação entre os autores intelectuais das obras, que vierem a ser publicadas e os administradores dos sítios da rede de computadores. Ou então, somente os que tiverem o objetivo de direcionar idéias, comercialização de produtos e sustentados por interesses particulares, que existirão. Creio que ao longo do uso da rede de computadores, deverão ser definidos os dois caminhos citados e muito outros. E será baseado na propriedade intelectual, por que não há como deixar de ser através do direito privado inalienável do autor. Ou será, que apenas a produção intelectual, publicada na rede de computadores, deverá pertencer a todos? O físico e cientista Albert Einstein, em sua teoria da relatividade, previu grande mudança na concepção de tempo, com o transporte de um corpo físico (matéria), na velocidade da luz. E até agora, o transporte de um corpo físico não foi efetuado, para que pudesse comprovar a sua teoria. Na rede de computadores, a comunicação, os transportes das idéias construídas através das palavras, sons e imagens, realizado na velocidade da luz, não fazem com que através de seus conteúdos, possamos vislumbrar grandes mudanças da sociedade. Ou seja, embora as idéias sejam transportadas na velocidade da luz, com raras exceções, os corpos que comandam as navegações e as idéias, não propiciam possibilidade de visualizar grandes mudanças na sociedade. E assim na concepção do tempo para que haja desenvolvimento da espécie humana, de uma maneira abrangente, seja aqui nesta terra chamada de Brasil ou em outra qualquer. Seguimos na mesma concepção de tempo: aguardando para ver o que podemos prever! Embora a comunicação seja em tempo real e na velocidade da luz e em alta tecnologia, a cultura permanece a mesma.