Canal Jornalismo Publicidade

Loading...

quarta-feira, 19 de março de 2008

TECNOLOGIA E CURIOSIDADES




1291 - Na Itália surgem os primeiros espelhos.
1454 - O alemão Johann Gutenberg. inventa a máquina chamada de Imprensa. Com está máquina o homem passou a produzir de forma mais rápida e eficiente, os livros. Esse invento causou uma revolução na cultura da época.
1590 - O holandês Zacharias Janssen fabrica o microscópio, utilizando técnicas usadas na fabricação de lentes para óculos.
1592 - O astrônomo e inventor italiano cria o primeiro termômetro utilizando o sistema de água para a medição de temperatura.
1643 - O cientista italiano Evangelista Torricelli inventa o barômetro para medir a pressão atmosférica.
1707 - O físico inglês John Floyer inventa o relógio de pulso.
1712 - O engenheiro inglês Thomas Newcomen inventa a máquina a vapor.
1800 - O físico italiano Alessandro Volta cria a bateria elétrica.
1839 - O artista e pesquisador francês Louis-Jacques-Mandé Daguerre tira a primeira fotografia, com sua máquina chamada daguerreótipo.
1860 - O inventor belga Jean-Joseph-Etienne Lenoir desenvolve o primeiro motor a explosão.
1876 - O americano Alexander Graham Bell inventa o telefone, possibilitando a comunicação entre pessoas situadas a longas distâncias.
1879 - O americano Thomas Alva Edison inventa a lâmpada elétrica.
1901 - É criado o rádio pelo italiano Guglielmo Marconi.
1903 - Os irmãos Wright pilotam o primeiro avião.
1904 - Criadas pelo engenheiro inglês John Ambrose Fleming surgem as válvulas eletrônicas.1906 - O brasileiro Alberto Santos Dumont voa em paris no 14 bis e passa também a ser considerado um dos pais da aviação junto com os irmãos Wright.
1941 - O engenheiro inglês Frank Whittle desenvolve o avião a jato.
1943 - A empresa japonesa Motorola lança no mercado o walkie-talkie.
1945 - Os EUA detonam no deserto do Novo México a primeira bomba atômica.
1946 - O engenheiro americano Vannevar Bush desenvolve um computador usando válvulas de rádio.1947 - A televisão começa a chegar nos lares de pessoas de todo o mundo.
1948 - Começam a ser utilizados os chips de silício e as válvulas eletrônicas.
1956 -O pager é lançado nos Estados Unidos.
1961 - Lançada a Vostok, a primeira nave espacial tripulado por ser humano a sair da atmosfera terrestre.
1965 - Lançados os primeiros satélites de comunicação. Inaugura uma nova era na transmissão de dados eletrônicos.
1972 - Os discos laser são lançados revolucionando a indústria fonográfica.
1977 - Lançado nos Estados Unidos o primeiro telefone celular.
1981 - Primeira viagem de um ônibus espacial.
1995 - Dave Wineland e Chris Monroe desenvolvem o primeiro transistor do tamanho de um átomo.
1998 - Lançado no Brasil os primeiros DVDs.1999 - A Internet cresce no mundo todo em velocidade impressionante. Os arquivos de MP3 começam a ser usados e transmitidos pelas ondas da Internet.

Tecnologia


FACULDADES JORGE AMADO
Adiel Bento, Rosane Almeida, Fabiana Almeida e Tereza Falcon
Professor: Leonardo Costa
Sociedade e Tecnologia - Comunicação Social – PP 2008.1


Tecnologia contemporânea

Desde que o homem passou a evoluir o seu modo de pensar, evoluiu não só este, mas também seu modo de vida e o seu relacionamento com o próximo. Essa evolução se deu em vários setores: sociais, científicos, comunicações, transportes entre outros que tornou a vida na terra mais cômoda. A tecnologia é a grande responsável pela revolução social na atualidade e esta vem transformando, desde a forma do homem interagir com seu próximo à sua busca por conhecimento além da atmosfera. A modernidade impulsiona a sociedade a uma revolução constante em que o novo dura pouco tempo. A necessidade de transformação do meio e do espaço é gritante, visto que, o “futurismo” exige uma adequação do homem e seu modo de vida às novas tendências tecnológicas.
Rapidez, eficiência, e custo benefício são os critérios norteadores das novas tecnologias, uma vez que, todos podem ter acesso, não sendo assim, restrita a somente um grupo social. O nosso dia-dia está repleto de criações que buscam facilitar nosso cotidiano, e sequer notamos essas proezas que nos passam desapercebidas, já que se tornaram comuns, como: fogão, geladeira, telefone, carro, talheres... são inúmeros os benefícios que a tecnologia proporciona ao homem.
É inegável. Tudo no mundo de interesse humano tem o toque desta ciência que revolucionou o modo de vida na terra: a tecnologia.
A conceito de tecnologia pode ser interpretado de diversas maneiras.Ao contrário do que muitos pensam, não se resume apenas a informática e telecomunicação, mas abrange um conteúdo muito mais diverso, imagens por exemplo, são formas tecnológicas.Seu avanço é obtido e recebido de varias formas.Polêmicas em torno do assunto são correntes, mas é incontestável o aumento continuo de sua acessibilidade.
Muitos tratam a tecnologia como um impacto na sociedade, sem perceber que somos nós que contribuímos para seu avanço.São nossas necessidades que impulsionam a evolução tecnológica, tornando nossos dias mais práticos, a resolução dos nossos problemas, mais rápida.Ainda assim, não podemos generalizar sobre os efeitos da tecnologia.Ela não é completamente benéfica, visto que as máquinas escravizaram os homens por gerações..Mas também não é totalmente maléfica, vidas têm sido salvas graça as novas descobertas, proporcionadas por ela.
Não podemos ignorar que, apesar de tudo, o alcance tecnológico ainda é limitado, condicionando algumas mudanças no social, mas não as determinando.É como se fosse um fator primário que gerasse conseqüências.O fato de não ser determinante está, por exemplo, na diversidade das interpretações que podem ser dadas a entrada de certo meio tecnológico na sociedade.Repercutem de diversas formas, e geram diversas causas.Alguma dessas formas acabam por se impor ás outras, como é natural, além de serem diferentemente aprimoradas, sem que ninguém previsse.
Meios tecnológicos são indispensáveis no nosso cotidiano, e suas aprimorações geram evolução e comodidade. Devemos nos preocupar com o modo como eles nos alcançam, e nossas reações, tendo sempre em vista a ética nessas relações.


Componentes :
Camila Santos
Rafaela Medeiros
Valdneide Benvindo