Canal Jornalismo Publicidade

Loading...

sexta-feira, 7 de março de 2008

Conforto e Tecnologia

As nossas atividades cotidianas mais comuns - como dormir, comer, trabalhar, nos deslocarmos para diferentes lugares, ler, conversar e se divertir - são possíveis, graças às tecnologias a que temos acesso. Elas estão tão presentes em nossas vidas que já nos acostumamos e nem percebemos que não são coisas naturais. Tecnologias que resultaram, por exemplo, em talheres, pratos, panelas, fogões, fornos, geladeiras.... alimentos industrializados... e muitos outros produtos, equipamentos e processos que foram planejados e construídos para podermos realizar a simples e fundamental tarefa que garante a nossa sobrevivência: a alimentação.
Existem muitos outros equipamentos e produtos que utilizamos em nosso cotidiano e que não os notamos como tecnologias. Alguns invadem o nosso corpo, como próteses, alimentos e medicamentos. Óculos, dentaduras, comidas e bebidas industrializadas, vitaminas e outros tipos de remédios são produtos resultantes de tecnologias sofisticadas.
O ser humano, dotado de sua inteligência, buscou formas, durante toda a história, vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades. Podemos dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas.Dificilmente a nossa vida cotidiana seria possível, neste estágio de civilização, sem as tecnologias. Elas invadiram definitivamente o nosso cotidiano e já não sabemos viver sem fazer uso delas.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Texto feito a partir da análise dos textos relacionados à Tecnologia

Discorrer sobre o conjunto dos termos técnicos próprios das ciências, artes e ofícios pode ser uma tarefa complicada, porém tudo fica menos complexo quando analisar a tecnologia é algo habitual.
É comum ouvir, principalmente de jovens, que não é possível viver sem tecnologia, embora seja algo “exagerado de se falar” de certa forma é verdadeira a idéia de que neste nosso grau de civilização, a ausência de tecnologia prejudicaria a sobrevivência humana. Isso pode ser visto como uma potencialidade do mundo tecnológico, ou, como uma fraqueza humana; uma eterna busca pela dependência de algo. É claro que essa última será sempre a mais difícil de ser aceita, por levar ao chão a idéia de controle do homem sobre o mundo.
A idéia de que as tecnologias são apenas feitas de produtos e equipamentos faz esquecer que linguagem oral e escrita também são tecnologias; as tecnologias da inteligência que abrem caminho para as tecnologias de comunicação e informação. Aí está um bom conceito e um real motivo para a verdadeira necessidade da existência da técnica.
Quando assimilada criticamente a tudo que é publicado, a tecnologia, sem dúvida, desencadeia diferentes usos e perspectivas, uma vez que “tecnologia não é mercadoria que se adote comprando, mas, sim, saber que se aprende”.

quarta-feira, 5 de março de 2008

http://leonardoleao.googlepages.com/Astecnologiasinvademnossocotidiano-V.doc>>>>>>Comentario

Vimos mediante o texto que as pessoas nos dias atuais estão se comportando cada vez mais de forma artificial.A situção que vemos por causa do expressivo desenvolvimento das tecnologias e que as pessoas elas param de criar um modo de ver natural e passam a desenvolver um lado meio que artificial por causa das vias desnvolvidas, como a televisao que nela são apresentados programas de realty show que no qual sao expostas a vidas das pessoas numa forma parecida da real que chama a atenção do telespectador, assim promovendo que o homem que assiti esse meio a comparar suas atividades cotidianas com a dos broderes dos programas televisivos e das novelas.A busca por produtos cada vez mais desenvolvidos e que facilitam e ajudam o ser humano no geral é constante.uma serie de pesquisadores vem a cada dia tentando achar meios para alcançar tecnologias mais avançadas para o consumo, assim podemos entender que tudo que é moderno num dia, pode ser ultrapasado no outro.
Tudo e para o ser utilizar e tudo que é utilizado e feito e uma tecnologia.

Atividade - Conceito de Tecnologia

Aprofundando nossos estudos no conceito de Tecnologia,
vocês deverão analisar os seguintes textos:

http://leonardoleao.googlepages.com/TICseEducaoumaparceriapossvel-Hetkow.doc
http://leonardoleao.googlepages.com/TcnicaTecnologiaeCincia-MiltonVargas.doc
http://leonardoleao.googlepages.com/Astecnologiasinvademnossocotidiano-V.doc
http://leonardoleao.googlepages.com/L_VY__Pierre1._AS_TECNOLOGIAS_T_M_UM.pdf

A partir destes destes teóricos, tentem compara-los e perceber a diferenças sobre os vários pontos de vista sobre a tecnologia e para que possamos discutir estes textos entre todos, criem 4 topicos no orkut, um para cada texto, na pagina da comunidade e e poste os pontos que voce considera mais importante e comente se concorda ou nao concorda com o comentario enviado no topico anterior.

A partir da discussao no Orkut, o grupo deve fazer uma sintese do que voce achou dos conceitos abordados.

O texto deve ser enviado para o Blog, voce deve criar um post novo que deve conter:

  • O texto final sobre tecnologia
  • Os links das postagens no orkut
  • Uma imagem, desenhada no paint no computador, que sintetize a sua visao sobre tecnologia a partir do que voce aprender com os teóricos.

    Bom trabalho!!!

    Prof. Leonardo Costa

terça-feira, 4 de março de 2008

Filtro Solar

Trabalhos!!!

Oi Pessoal!!!
Os trabalhos estao muito legais!!! Parabens!!!
Vamos em frente !!!
Prof. Leonardo